CPD Diário

Nosso dia-a-dia

!!ATENÇÃO!! NÃO CAIA nessa do “Who Views your profile”

julho 20, 2012 Foi Ráquer! No Comments
phishing_who-views-your-profile-facebook

Olá CPD Maníacos!

Para começar, desejamos a todos um feliz dia do blogueiro!

Bom, nessa data especial, onde estamos comendo salgadinhos e tomando refrigerante (não.. não podemos beber no trabalho), viemos passar uma notícia importantíssima a vocês!

Lembram que anunciamos em primeira mão a vocês que eram pra tomar cuidado com a tentativa de phishing que estavam fazendo do site groupon? Pois bem, hoje viemos anunciar um aplicativo maldoso chamado “Who Views your profile” (quem visitou o seu perfil), que está rolando no facebook!

Bom, todos lembramos que no orkut existe uma forma de ver quem visitou o seu perfil (o que causava muita intriga entre casais e etc..), então alguém resolveu colocar isso no facebook em forma de aplicativo.

A lógica era que quando você instalasse o aplicativo, você teria acesso a todas as pessoas que visitaram o seu perfil, fazendo aumentar ainda mais a “orkutização” do facebook, mas infelizmente (ou não?) não era verdade!

A pessoa recebia o convite através de marcações de fotos, que convidavam a entrar no link do serviço, e quando a pessoa clicava, aparecia a mensagem:

“OMG. I cant believe this actually works! Now you really can see who viewed your profile!” (Meu Deus! Eu não acredito que isso funciona! Agora você realmente pode saber quem visualizou seu perfil!)

Depois era pedido o login e senha pra “instalar” o aplicativo, e quando a pessoa digitasse, já era! Aí que vinha o problema, o “aplicativo” pegava as informações pessoais, e espalhava-se pela rede de amigos.

Segundo a empresa de segurança Sophos, mais de 60 mil máquinas já foram contaminadas! Então nós do CPDD alertamos vocês para que sempre fiquem atentos, lembrando sempre das regrinhas básicas de navegação:

– Instale um anti-vírus e mantenha ele sempre atualizado (se você usa windows, é regra básica, né?)
– Não clique em links desconhecidos, na dúvida, pergunte aos seus amigos se eles enviaram algo a vocês!
– Quando a esmola é demais, desconfie!
– Nunca passe sua senha para ninguém
– Não use senhas como: teu nome/data de nascimento/casamento ou qualquer dado que seja de fácil associação com a sua pessoa  (Senhas contendo $@# números e letras maiúsculas e minúsculas,  são senhas mais difíceis de descobrir)
– Nunca instale nada sem saber a procedência

E O MAIS IMPORTANTE!

LEIA o que está escrito na tela, não clique só em “próximo”, acredite, 99% dos spywares, virus e afins você consegue eliminar só LENDO as caixas que aparecem na tela. (pois a maioria dos programas, pergunta se você pretende instalar a “toolbar”, ou o malware e como já são espertos, deixam marcados por padrão.) Ou seja, se você lê, é só desmarcar e pronto, problema resolvido e seu computador demora muito mais pra ficar lento!

Seguindo as dicas do CPDD você tem uma navegação segura, não sofre com “problema de hacker” e tem seu computador rápido por muito mais tempo!

Abraços a todos e até a próxima!

Compartilhe!

Sobre o Autor -

Quem é o ozin? Publicitário, Pós-Graduado em Mídias Digitais, Editor de Imagens e Vídeos, Geek, Linux User, "Músico", "Técnico de informática" e nas horas vagas Mato Marimbondos... =P