CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Google Play, o que é isso?

março 27, 2012 Notícias No Comments
google-play

Olá Geeks de plantão!

Algumas pessoas notaram que agora no site principal do google existe um “play” lá em cima, que fica ao lado do “yutubiu” e vieram questionar o pessoal do CPDD sobre o que é aquilo, se seria um novo player de vídeo ou áudio ou uma extensão do youtube?

Então resolvemos fazer um post para tentar explicar o que é esse novo “play” que apareceu de uma hora pra outra no google!

A Google lançou no dia 06/03 (é.. e você só notou agora né? kkk) a nova loja de mídia e aplicativos, a Google play, que trouxe grande mudança de reposicionamento de mercado e mudança visual para o antigo e agora extinto android market.

- Bem isso que eu ia perguntar ozin, e o android market?

Então pequeno padawan, ela terminou com o android market, que vinha recebendo críticas e mais críticas e colocou no lugar da sacola com o desenho de um robozinho, o google play, olha a logo dos caras como ficou melhor!

Na real o que aconteceu foi que a google resolveu ampliar sua linha de produtos para a venda, passando a ebooks, musicas e vídeos (qualquer semelhança com o itunes não passa de mera coincidência =P) o que antes era só aplicativos para celulares e tablets!

Só que os executivos acharam que o nome “android market” limitava as pretensões e expectativas que eles tinham sobre o futuro do produto, já que o nome “android” fazia com que as pessoas acreditassem que para comprar um ebook, assistir um vídeo ou comprar música, necessariamente elas teriam que ter um dispositivo android, ou seja, não botavam fé que ia dar certo e achavam que o nome estragava a ideia de serviço que eles estavam querendo implementar, por isso desde o dia 06/03/2012 todos os serviços de mídias digitais e aplicativos passaram a ficar dentro do google play, matando de vez o android market!

Clica pra ver grandão

Para entrar na loja Google Play é só clicar Aqui

Então a nova idéia da Google é fazer com que as pessoas comprem e consumam mais mídias através do computador e foi justamente por isso que ele uniu a antiga Google Music a Google Play, juntanto a “nuvem” ao google play.

Com isso a nuvem que você tinha tuas músicas que não tinham sido compradas pelo sistema da google (mas que estarão acessíveis tranquilamente), agora também armazenarão informações sobre suas compras na loja, fazendo com o que antes era restrito as musicas, seja mais ampla, abrangendo vídeos, ebooks e qualquer outra mídia que eles venham a vender “mais além”!

O legal dessa mudança toda, é que pra você acessar suas músicas, você não necessariamente precisa de um tablet ou celular com android já que de qualquer computador você poderá acessar elas; E assim como no Google Music, as musicas você escuta via streaming, não precisando sincronizar nada a não ser, é claro, que você queira ouví-las “offline”, aí sim a sincronização começa!

Falando ainda dos gadgets com Android, dentro do aplicativo, que agora chama-se “Play Store” o catálogo de livros, filmes e canções tem um novo layout, com mais ênfase às mídias. E para o pessoal não confundir com o aplicativo de músicas oficial do sistema, o player foi renomeado para “Google Music Play”.

Então agora que vocês já sabem do que se trata o Google Play, fiquem com o vt oficial da google que eu particularmente achei muito show!

Abraços e até a próxima!


About the Author -

Quem é o ozin? Publicitário, Pós-Graduado em Mídias Digitais, Editor de Imagens e Vídeos, Geek, Linux User, "Músico", "Técnico de informática" e nas horas vagas Mato Marimbondos... =P