CPD Diário

Nosso dia-a-dia

[Review] Wunderlist – um ótimo gerenciador de tarefas e compromissos

março 15, 2012 Reviews No Comments
wunderlist-icon1

Imagine a cena: você esta sentado tranquilamente na sua cadeira do escritório, imaginando que falta pouco para ir embora e que já cumpriu suas tarefas do dia. Toma um gole de café, saboreia o líquido precioso, e depois toma um segundo gole. A cafeína começa a fazer efeito, e seu cérebro aumenta a atividade. Neste exato momento, você fica paralisado. Começa a suar frio. Aquela dor abdominal aguda, e em seguida, o grito de desespero: “FUUUUUU…”. É isso aí: você esqueceu algo importantíssimo, e vai ter muitos problemas para consertar a cagada. “Como pude esquecer isto, meu Deus?” você pensa, mas agora é tarde demais – sua memória te traiu.

É, meus amigos, quem nunca passou por isso? Todo mundo já esqueceu de algum compromisso, e sabe o quanto isso é ruim e prejudicial – ao seu bolso, muitas vezes. E exatamente por passar pelo mesmo problema eu comecei a procurar uma forma de não esquecer mais das minhas tarefas diárias. O primeiro pensamento é o de usar uma agenda, mas após várias tentativas frustradas, eu acabei abandonando. Eu não uso papel a muito tempo, e uma agenda simplesmente não funcionou pra mim. O que eu precisava mesmo era de algo que me proporcionasse mobilidade e praticidade.

Foi aí que eu comecei a pesquisar apps para dispositivos móveis, mais especificamente para meu smartphone, pois eu o carrego o tempo todo, da hora que acordo até nos minutos finais na cama antes de apagar.

Depois de peregrinar em busca de soluções, um amigo (valeu, @brunoeduardotv!) me sugeriu um app chamado Wunderlist. E ele superou minhas expectativas, porque não é apenas uma agenda de compromissos – coisa que temos nativamente em qualquer smartphone: é um programa multi-plataforma com direito a sincronização pela nuvem, e melhor ainda, é grátis.

O aplicativo está disponível para as mais variadas plataformas, como Windows, Mac OS, Android e iOS. Você ainda pode usar via browser se quiser. Uma vez que você tenha criado uma conta e esteja logado nela em todos os computadores/dispositivos, é só adicionar uma tarefa e ela será replicada para todas as outras instalações que você tenha do Wunderlist. Simples assim.

Além da sincronização automática, o aplicativo te permite criar listas para classificar suas tarefas, como “Trabalho”, “Pessoal”, “Família”, etc. E dentro dessas listas você cadastra suas tarefas e compromissos, podendo configurar prazo, lembrete (via e-mail e via mensagem na tela), notas sobre a tarefa, entre outras coisas.

O Wunderlist também possui uma boa interface, escolha de papel-de-parede para a tela principal e é bem intuitivo.

Mas vamos então ao resumo:

Pontos Positivos

  • Excelente integração através da nuvem, sincronizando todas as instalações em que você esteja logado
  • Interface intuitiva e simples
  • Roda em todas as principais plataformas desktop e mobile
  • Gratuito

Pontos Negativos

  • Poderia aproveitar melhor os recursos multi-touch de dispositivos móveis, a interface perto de outros programas como o Clear acaba ficando meio pobre no quesito usabilidade
  • Não possui configuração de proxy, o que impede (como no meu caso) que se utilize o programa caso você esteja utilizando uma rede corporativa que exige autenticação

Apesar do problema com o proxy, que aliás, para muitos isso nem chega a ser um problema, as vantagens compensam e muito o uso deste aplicativo, o qual eu recomendo fortemente. Bom, pelo menos eu parei de esquecer meus compromissos! 😉

Para baixar, clique no ícone abaixo e escolha a sua plataforma:

wunderlist

Compartilhe!

Sobre o Autor -