CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Os rumores sobre o próximo iPad – o que você acha?

março 7, 2012 Notícias, Opinião No Comments
28-convite-600x489

¡Hola!

Mesmo que você não seja um grande fã da apple, será interessante acompanhar o lançamento do novo iPad, que deve ser anunciado hoje a tarde. Ainda que você não tenha interesse ou dinheiro utilidade para este Tablet, de uma forma geral ele vai impulsionar todas as outras fabricantes de gadgets deste tipo a melhorarem seus produtos, e estamos acompanhando uma mudança no mercado de informática, onde tudo parece estar apontando para a mobilidade proporcionada pelos smartphones e tablets. Por isso, nós do CPD Diário, como viciados em tecnologia que somos, estaremos cobrindo o evento pelo nosso twitter (já tá seguindo? Pô, segue aí, @cpddiario !) e postaremos depois um resumo das novidades!

Mas enquanto não temos as informações oficiais, que tal um apanhado dos rumores que estão bombando na net sobre o novo tablet da Apple? Segue aí!

  • Nome – iPad 3, certo? Bem, talvez não. Muitos estão alardeando que pode se chamar iPad HD, em uma clara alusão a Tela Retina de alta resolução.
  • Tela – É dado como praticamente certo que o próximo iPad terá uma Tela Retina com resolução de 1536 x 2048 pixels, nas mesmas 9,7″ atuais. É o suficiente para ver filmes em FullHD, ter jogos com excelentes gráficos e, bem, as possibilidades são muitas.
  • Tamanho – ao contrário do que aconteceu do iPad 1 para o 2, este novo modelo aparentemente não será menor que o seu antecessor, deve aumentar de tamanho um pouco. Suspeita-se de várias coisas, entre elas uma bateria maior e de maior capacidade.
  • Processador – os indícios dão conta de que virá um processador dual-core ainda, um modelo melhorado do chip A5, conhecido como A5X. Acho pouco provável vermos um processador quad-core por enquanto.
  • Memória – Através de uma tela de debug vazada aparentemente do novo modelo, chegou-se a conclusão, através de cálculos, que ele deve ter 1Gb de RAM;
  • Botão Home – houve também enorme discussão, baseada na foto do convite para o keynote da Apple, em que o botão home físico poderia ter sido retirado, conclusão que se chegou observando que, de acordo com os ícones na tela do convite (dá uma olhada aí em cima, a gente espera!), o botão deveria estar aparecendo na foto. Eu gostaria muito dessa novidade, afinal é um item que costuma desgastar muito, com o tempo os problemas são inevitáveis; no entanto, apesar de aprovar a ideia, não me arrisco a dizer que isto vai acontecer, acho muito improvável, e o botão pode ter sido retirado simplesmente por fins estéticos do anúncio.
  • Capacidade de armazenamento – esse ponto está bem controverso; há quem defenda que vai permanecer nos moldes atuais, com modelos de 16, 32 e 64 Gb, mas também existe a possibilidade, defendida por outros e que eu também acho possível, de haver um modelo de 128 Gb; algumas fontes também sustentam que poderemos ver o modelo atual caindo para 8Gb, assim como ocorreu com o iPhone 4 quando o 4S foi lançado;
  • Preço – a tradição nos diz que o novo iGadget deve permanecer no mesmo preço dos modelos atuais – pelo menos nos EUA. Não sabemos muito o que pode acontecer por aqui no Brasil, principalmente depois do susto com os preços do iPhone 4S no site da Apple.

Estes foram os pontos que mais me chamaram atenção dentro tudo que li na internet por estes dias. E você, o que acha? Apostas para o lançamento de hoje a tarde? Postem aí nos comentários!

[UPDATE 11:35]

E acaba de sair mais um rumor, e este quentíssimo! O novo iPad pode ter um display com resposta háptica. O rumor liga a companhia finlandesa Senseg à Apple.

A Senseg é especializada em tecnologia de resposta háptica, que simula fricção e textura de objetos em displays de vidro. Isto significaria que agora a tela do iPad poderá ter uma resposta física e tátil quando o usuário estiver utilizando o dispositivo.

Vale lembrar também o que está escrito no convite da Apple para o Keynote: “Nós temos algo que você realmente precisa ver. E tocar”. E quando o representante da Senseg foi questionado sobre essa possibilidade, ele desconversou nervosamente: “That would be for Apple to say. My comment is no comment.” (Isto deve ser dito pela Apple. Meu comentário é sem comentários). Onde há fumaça, há fogo…

Compartilhe!

Sobre o Autor -