CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Pinterest – Testamos a rede social “do momento”!

fevereiro 29, 2012 Destaques, Opinião, Reviews 1 Comment
pinterest

Olá geeks de plantão!

Estamos trazendo mais um review para vocês , e hoje vamos falar sobre a nova rede social do momento, o Pinterest!

– Mas ozin.. “Uatarrel” é esse Pinterest?

Bom, se você não sabe aqui vai a resposta.. Não não é interesse em pin..tainhos, acredito que tenha vindo das palavras Pin (alfinete) + interest (interesse), o que particularmente não acho nada muito criativo!

Mas voltando a vaca fria, Pinterest é uma rede social onde você tem alguns quadros (boards) que você cria e coloca alfinetes (pins) nas imagens, vídeos, etc e com isso você “fixa” no teu mural e compartilha com seus amigos os seus gostos. É como aqueles quadros de cortiça onde as adolescentes enchem de fotos e post-its sabe? A ideia é exatamente aquela!

Eu sei, parece besta, mas acredite é super viciante!

Para se inscrever é fácil, só entrar no site oficial deles e pedir pra ser inscrito na lista de espera (sim, essa é a parte chata, tem que esperar te enviarem convite), mas demorou cerca de 3 dias e já veio no meu e-mail o link pra me cadastrar usando o facebook ou twitter, é fácil assim!

Bom, depois disso, existem 3 passos para você fazer, vou citar rapidão só para não deixar vocês muito perdidos, já que o foco aqui é review e não tutorial 😉

1º Passo: Escolha os assuntos do teu interesse, para que você ganhe seguidores e comece a seguir algumas pessoas (estilo twitter); é claro que você não é obrigado a seguir esses desconhecidos, então só clicar em unfollow e continuar com a configuração! (lembrando que aqui como em qualquer outra rede social, quanto mais seguidores, mais opções de “pin” tu tem).

2º Passo: Agora vem a parte de criar o teu mural (Create Board), é só colocar os nomes dos teus murais (mudando aqueles se quiser) e bora pro passo 3.

3º Passo: Escolher seus “pinboards”, ou seja, as coisas que tu gosta, tua coleção de coisas e pronto, você está dentro do Pinterest!

Bom, de um modo geral o pinterest é bem intuitivo, com fácil acesso as informações!

Há também  opção de repin, algo como parecido com retuitar. Também existe a opção de dar like que aqui é um coração e também tem como comentar uma publicação. Tudo muito rápido e fácil!

Para adicionar uma imagem ou uma nova board também, muito fácil e rápido, o botão “+” em cima resolve esses “problemas” com maestria!

O pessoal do pinterest pensou bastante em facilitar para o usuário, tem até como instalar um botão “pin it” no google chrome para facilitar esse trabalho, deixando você navegar na internet tranquilamente, e quando tiver algo que tu quiser prender no teu quadro, é só clicar em “pin it” e está resolvido!

No quesito inovação, acredito que ele conseguiu inovar separando por categoria as imagens, vídeos etc, o que faz com que seja muito fácil você acompanhar assuntos de seu interesse!

No mural principal existem muitas opções de informações, o que torna aqueles dias chatos de domingo (já que segunda temos o BAP ;D ) em um dia particulamente curto!

Você deve estar se questionando se o Pinterest não é uma mistura de facebook com twitter, e sim pequeno padawan, ele é isso mesmo, mas voltado pra assuntos específicos. Enquanto no twitter você tem bastante informação escrita, no facebook você tem uma mistura dos dois (se bem que tem uns que só postam imagens de um site 9aí…), já o Pinterest associa tudo o que tu precisar, mas catalogando e só mostrando o que teu amigo tem interesse! Ou seja, chega de posts de “jesus desce da cruz” enquanto você está tentando ver as notícias do CPDD na tua timeline, agora você seleciona o que você quiser ver e independentemente do que teu amigo postar, só aparecerá o que você pediu para ver!

Fazendo um gancho aqui, no quesito de potencial financeiro, consigo ver um potencial muito grande para o pinterest, pois através dessa segmentação você consegue atingir teu público de uma maneira muito fácil e rápida, sem gastar dinheiro do cliente e esforços para “tentar pegar um lambari no oceano”!

Bom, então vamos colocar resumidamente o que falei até agora!

Pontos positivos:

-Segmentar as informações, para que cada um  só veja aquilo que deseja ver (o que a torna uma rede com potencial de comercializalção enorme)!

-Convites limitados; Isso impede que tenhamos um sobrecarregamento do serviço, como ocorre em algumas redes sociais. (se bem que isso logo deve mudar e ser aberto a todos)

-Ter desenvolvido plugins pra chrome,  botões para colocar em blogs e APP para iphone, por exemplo (ainda sem aplicativo para Android).

-Facilidade de uso

Pontos Negativos:

-Até agora não conseguir ver nenhum ponto realmente negativo para entrar aqui nesse quesito, se bem que algumas pessoas acham a “fila de espera” negativa, mas não vejo assim.

Então vou terminando a análise por aqui e espero que vocês tenham gostado do review dessa nova rede social que já está com dezenas de milhões de usuários no mundo inteiro e que acredito que vai tirar vários usuários do facebook, já que a maioria das pessoas (brasucas) do facebook só compartilham imagens e comentários, que é exatamente isso que o pinterest se propõe a fazer.

Abraços e até a próxima!

Compartilhe!

Sobre o Autor -

Quem é o ozin? Publicitário, Pós-Graduado em Mídias Digitais, Editor de Imagens e Vídeos, Geek, Linux User, "Músico", "Técnico de informática" e nas horas vagas Mato Marimbondos... =P

  • Pedro Goncalves

    Interessante essa rede, vou testar. 😀