CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Clementine Music Player

fevereiro 15, 2012 Tutoriais No Comments
clementinecapa

Boa quarta pessoal!

Bom, hoje gostaria de dar uma dica pra quem usa linux e… Ta, ta bom, então vou melhorar a dica, e se a dica funcionasse pra quem tem Linux, Mac ou Windows? Melhorou assim? =D

Não? ok, e se ele fosse “Di Grátis”??? Melhor assim? 😉

Então a dica que darei hoje é de um player de música, o “Famosíssimo” Clementine. É, eu sei que provavelmente você nunca tenha ouvido falar no Clementine, mas acredite, ele é um player de música muito bom. Sei que vai aparecer um monte de fanboy (morte aos fanboys) falando de amarok, do banshee, audacious, winamp entre outros, mas a idéia aqui é mostrar algo novo, então lhes apresento o Clementine:

Screenshot oficial

Como vocês podem ver ele é bem parecido com o banshee ou outros players de música (do mundo do pinguim), com a diferença de ser extremamente leve. No começo parece ser meio estranho, para quem não é acostumado com tanta informação na hora de escutar suas músicas, mas acredite, depois que acostuma, você vai se perguntar “como que eu vivi até hoje sem isso”?

Enfim.. sobre ele ser leve, digo isso pois já foi testado com mais de 50 gigas de musica, e mesmo com essa quantidade gigantesca de musica o programa não pediu arrego, foi tranquilo sem travar.

Além disso ele tem várias outras propriedades, assim como integração com o Grooveshark, letras de música, procura global, transcoding (conversor de audio), editor de TAG (nome interno das musicas), imagens e biografia, acesso a radio icecast (quem já criou uma webradio sabe o que estou falando), controlar o player pelo controle remoto do Wii, passar suas musicas para dentro do teu ipod/iphone entre muitas outras coisas interessantíssimas.

Para instalar é muito fácil:

1- Entre no site, baixe a versão para o janelas, Mac, ou seu linux específico e instale

2 – Para quem tem o linux ubuntu tem outra opção, uma que fará com que ele fique sempre atualizado; como fazer isso? Instalando pelo PPA!

-Aperte control + alt + T, copie isso aqui embaixo, cole no terminal e depois dê enter:

sudo add-apt-repository ppa:me-davidsansome/clementine &&
sudo apt-get update &&
sudo apt-get install clementine -y

Pronto, programa instalado tranquilamente.

Agora com o programa instalado, uma coisa sensacional que existe nele é o plugin “chuva”, que quando habilitado, aos poucos vai introduzindo junto a sua música um som de trovoada e chuva, é muito desestressante.

Agora, o que matou foi a tradução do nome dele para o português. Quando você seleciona a lingua Portuguesa, automaticamente ele muda de “clementine” pra “mexerica”… Sério… =/

Pois é, além de horrível este nome, a logo também é um gomo de mexerica… =P

Enfim, fica a dica, teste e dê a sua opinião do que acharam deste programa! Para fazer o download clique na imagem abaixo:

Espero realmente que tenham gostado! Abraços a todos e até a próxima!

Compartilhe!

Sobre o Autor -

Quem é o ozin? Publicitário, Pós-Graduado em Mídias Digitais, Editor de Imagens e Vídeos, Geek, Linux User, "Músico", "Técnico de informática" e nas horas vagas Mato Marimbondos... =P