CPD Diário

Nosso dia-a-dia

[REVIEW] Samsung Galaxy SIII

fevereiro 9, 2012 Reviews 2 Comments
cpdd_s3_capa

Olá Geeks de plantão!

Após um longo tempo de espera, finalmente saiu o Samsung Galaxy SIII o mais aguardado smartphone para quem não é fã da maçã mordida! O lançamento aconteceu em londres, durante o evento Mobile Unpacked.

Olha o Bichin aí!

Esse smartphone terá uma tela de 4,8 polegadas (HD Super AMOLED) e processador Exynos Quad-Core de 1,4GHz. Pra tu ter noção, o aparelho veio até com o seu próprio assistente pessoal com reconhecimento de voz (lembrou do “Siri” da maçã né?).

Bom, vamos às especificações técnicas dele e aproveitar e fazer um comparativo para vocês entre o Galaxy S2 e o S3 para ficar mais fácil visualizar as diferenças desse nosso review!

Tela
Ambas as telas tem a mesma tecnologia, o HD Super AMOLED, só aumentou um pouco a tela, no S2 a tela era de 4.3”, enquanto no S3 é 4.8”. O que mudou na tela não é algo que conseguimos vizualizar a olho nu, mas só nos damos conta de como é bom quando acontece a desgraça, assim como nos seguros de carro, casa etc… A tela agora vem com a nova tecnologia Gorila Glass 2, tecnologia desenvolvida pela empresa Corning que é muito mais resistente contra arranhões e riscos do que o 1º Gorila. A resolução também aumentou, e está igual a do Nexus, 1280 x 720 contra os 480 x 800 do Galaxy S2.

OS
O Galaxy S3 virá equipado com o Sanduíche de Sorvete (Ice Cream Sandwich), ou Android 4.0, com a interface Touchwiz, desenvolvida especialmente pela samsung para os smartphones dela. Sinceramente, é aqui que eu acredito que a samsung está dando um tiro no pé, para que limitar o sistema a essa interface ridícula? Sem contar que o sistema fica mais lento e consome mais bateria… Sério, quem já instalou o ICS Pure ou sem a interface Touchwiz sabe do que eu estou falando!

Samsung Galaxy S III (Foto: Reprodução/Engadget)

Processador
Aqui eu vi a coisa melhorar bastante, o processador do S3 é um quad-core com 1,4 GHz; Para você ter uma idéia, ele é cerca de 65% mais rápido do que o dual-core de 1,2 GHz do GSII.

Memória
Sobre a memória RAM… Não pequeno guaxinim, não é sobre a memória de rã que estamos falando aqui, ela é responsável por “abrir os aplicativos mais rapidamente”, falando a grosso modo, claro 😉

Bom, como sempre o padrão é 1 GB (o que por enquanto não precisamos de mais, já que todos os aplicativos para celular AINDA não usam toda a capacidade), mas na memória interna, ela resolveu kibar aplicar a idéia da Maçã e fazer versões de 16 GB, 32 GB e 64 GB.

Bateria
Na duração, a Samsung resolveu colocar no GS3 uma bateria bem maior, de 2.100 mAh, a do GS2 era de 1.750 mAh.

Design
Pois é, aqui muita gente vai reclamar, já que a princípio não temos previsão para sair o Galaxy S3 com o famoso “Black Piano”; ele virá nas cores azul e branco.

Peso x Tamanho
As dimensões do GS3 são um pouco maiores que o GS2: ele terá 133 g, 70,6 mm de largura e 8,6 mm de espessura contra os 130g, 66,1 mm de largura e 8,49 mm de espessura. Para ficar mais fácil vocês visualizarem, vou kibar a imagem da Techtudo (todos os direitos da imagem são da techtudo), que foram muito felizes ao fazerem um infográfico comparativo entre todas as Gerações do Galaxy modelo S

Samsung Galaxy SIII - Comparativo (Foto: TechTudo)

Bom, agora que conseguimos ver as especificações, vamos às novidades que poderemos ver, ou seja os aplicativos!

S Voice? “Uatporrisdis”?

Pois é, esse foi um recurso que ninguém estava esperando, um sistema de reconhecimento de voz, digamos, “semelhante” do Siri. Além de reconhecer comandos tradicionais, para realizar chamadas e fazer buscas no Google, o S Voice também pode ser usado para acionar o telefone, pedir músicas (para que ligar para rádios?), mandar e-mails e SMS (isso é excelente pra quem tem o dedo grosso), usar o calendário, ajustar o volume, perguntar se vai chover e até pedir para o alarme parar de tocar, o que evita você ter que testar a tela gorila glass 2 toda manha… HA! =D. Só não adianta pedir agrado que ela não faz..kkkk (Não.. eu não tentei zé/maria gracejo..)

Por falar em agrado, a câmera pode ser acionada sem precisar sequer tocar no telefone: basta falar algo como “eu quero tirar uma foto” e, em seguida, dizer “xiiis!”. Pensa só, você não vai mais precisar ficar mirando no botãozinho pra poder acertar o ângulo da câmera e ainda torcer para que apareça todas as pessoas na foto!

Mas como “alegria de pobre dura pouco”, infelizmente, por enquanto o recurso só reconhece comandos em inglês (britânico e americano), italiano, alemão, espanhol e coreano. Ou seja, não é poliglota? Então é bom você aprender ao menos os comandos básicos em outra língua pra pagar de entendido…

Segue aí um vídeo pra vocês verem o S voice funcionando!

Câmera

Traseira:
Não vou ficar me extendendo muito, já que não mudou muita coisa. A câmera de trás continua com 8 Megapixels, igual a do Galaxy Coraçãozinho (S2), também com flash em led. A diferença está na adição do recurso no lag shutter (que tira as fotos praticamente sem delay) e do HDR (recurso presente no smartphone da Maçã: ele tira três fotos, com exposições diferentes, para compensar o contraste de fotos com grandes diferenças de luminosidade).

Frontal:
Aqui houve boa diferença. de 2 megapixels, do coraçãozinho, ele foi para 1,9 megapixels.Ta, eu sei, você deve estar pensando:

– Ok, essa porcaria diminuiu e você está feliz com o que ozin? Tu é louco?

Sim, eu sou louco, mas agora a câmera pode ser usada para fazer chamadas em vídeos em alta definição, em HD 720p, o que não era possivel no S2, entendeu?

Ah, já estava esquecendo, existe um recurso animal que só está presente no Galaxy S3 que achei show, é o Smart Stay, ele rastreia os olhos do usuário por sua câmera frontal.

Pra que isso? Pois ao perceber que você está olhando para o celular, o Galaxy liga a tela, prevendo a sua intenção de usá-lo. Com isso evita você quebrar o botão de tanto “aperta” para ligar e “aperta” para desligar, e evita que ao estar lendo o CPDD seu celular desligue a tela. Não é show?

Bom, no quesito organizacional, o Galaxy S3 terá uma organização mais inteligente das fotos, e uma interface mais prática para as redes sociais.

E por falar em redes sociais, não posso esquecer de falar do S Beam, que permite que você compartilhe fotos e vídeos com os seus amigos usando a tecnologia NFC. Através dela, um Galaxy se conecta ao outro, e então a transferência é feita com a tecnologia Wi-Fi Direct em uma velocidade de até 300 Mbps.

E especificamente voltado para redes sociais o Galaxy S3 virá com um recurso chamado Social Tag, que utiliza a mesma tecnologia de reconhecimento facial do Google Glasses. Este aplicativo fará uma comparação entre as pessoas das suas fotos (aquelas que você bater) com as imagens dos seus contatos em seus perfis nas redes sociais. Uma vez associado a pessoa correta, o Social Tag mostrará o contato e todo o conteúdo postado pelo seu amigo no Google+, além de dar um link para o perfil no Facebook.

Falando em contatos, o Group Tag permite que você organize a sua lista de contatos em grupos. Ou seja, se você tem teu primo catalogado como “parente”, toda vez q tu tirar uma foto com ele, automatimente a foto vai pra pasta parente, legal não?

Ah, tem o Buddy Photo Share, que assim que você tira uma foto, ele associa o rosto das pessoas e as compartilha para eles via e-mail ou mensagem. Tem também o Face Zoom, que reconhece os rostos em uma foto e automaticamente enquadra o rosto de algum amigo seu ao fazer o zoom. E, por ultimo, o Face Slideshow, um recurso para criar um slideshow (dãh), que vai e volta em cada rosto dos seus amigos.

Não manolo, ainda não acabou, a samsung pensou em fazer algo diferente, ou seja, somente quem comprar o Galaxy S3 terá alguns agrados exclusivos… Não pequeno padawan, a mulherzinha da propaganda não irá até a sua casa te dar beijinho e nem levará um café ou uma pizza para você. O agrado fica por conta de outras empresas, por exemplo a Dropbox, que já citamos aqui no CPDD, dará 50GB, isso mesmo que você leu, 50GB de espaço para quem comprar o Samsung Galaxy S3 para armazenar o que você bem pretender. E conhece o Flipboard? Isso, aquele leitor de notícias do Smartphone da maçã… bem, a empresa desenvolveu um aplicativo especialmente paro Galaxy S3.

Ok.. Terminou…

Brincadeira, estou trollando você padawan..kkkk, ainda não terminou não, vamos aos acessórios! Já pensou em carregar o celular em um carregador sem fio? Que bom que seria não? Pois é, isso já é realidade com o Galaxy S3, esse case tem uma base onde vc coloca encima e ele recarrega teu celular, sem precisar ficar plugando cabo no celular. Além dele, há cases com flip, cases metálicos, docks para carros, um carregador de mesa e um adaptador HDMI. Vale destacar também o AllShare Cast, que serve para compartilhar conteúdos do seu telefone em sua televisão e o S-pebble MP3 player, um pequeno controle remoto para suas músicas!

Bom, finalmente chegamos ao final, lembrando que a previsão para lançamento aqui em terras tupiniquins é dia 29 de junho de 2012.

Vale lembrar também que já saiu o site do Samsung Galaxy S3 em português do Brasil.

Então vamos aos pontos positivos e negativos!

POSITIVO:

– Tela maior (vou colocar como positivo, por se tratar de um smartphone)
– Tela com maior resolução
– Aplicação do Gorila Glass 2 (maior resistencia da tela)
– Processador mais potente
– Bateria de maior duração
– Câmera frontal agora podendo fazer videoconferencia em HD
– Reconhecimento facial na câmera frontal, para saber se o usuário está olhando para o smartphone
– Memória Interna Maior (até 64GB)
– Peso e tamanho, pois não aumentou quase nada
– Aplicativos como o S voice (como ponto positivo e negativo), Group Tag etc..
– Vantagens com os parceiros da Samsung

NEGATIVOS

– Android ICS 4.0 com o TouchWiz
– Falta do “Black Piano” (apesar de eu ter achado o azul muito estiloso)
– S Voice não reconhecendo a língua portuguesa (ao menos por enquanto)
– Preço? (como até então não saiu o preço que será comercializado no Brasil, então colocarei como negativo, pois pode ter certtza q barato não vai ser..hehehe)

E por hoje é só pessoal! Comentem aí o que acharam das novidades, e até o próximo review!

Compartilhe!

Sobre o Autor -

Quem é o ozin? Publicitário, Pós-Graduado em Mídias Digitais, Editor de Imagens e Vídeos, Geek, Linux User, "Músico", "Técnico de informática" e nas horas vagas Mato Marimbondos... =P

  • Italo

    Bem,  o celular saiu no Brasil! Estou de olho nele, mas ainda está muito caro e pra comprar lá fora com o Dolar assim complica também. Vi que muita gente reclamou da tela dele, que a “gorilla glass” quebra muito fácil! Será um problemas dos aparelhos brasilenos?

    • bramax

      Ouvi dizer que os aparelhos brasileiros é que estão apresentando problemas com a tela! Mas fora esse problema da tela e o problema do preço (sempre ele!) tem se mostrado um aparelho com um hardware assustadoramente potente!