CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Harry Potter Copia Star Wars?

julho 21, 2011 #FAIL, Humor, Variedades 6 Comments

Muito bem pequenas salamandras, com o grande advindo do último episódio do bruxinho Harry Potter, muitas crianças e adultos (que usam a desculpa, só vim por causa da criança…) estão lotando os cinemas para poder conferir o final da saga.

Mas nós aqui do CPD notamos algumas semelhanças entre o filme do Harry Potter e o grandioso, homérico, top master plus.. X…, Star Wars e trazemos até o conhecimento de vocês, geeks nerds e simpatizantes, para que possam analizar mais calmamente até onde chega o plágio!

Harry-Potter X Star Wars - Parte1

Harry-Potter X Star Wars - Final

E ae? o que vocês acham?

Postem o Resultado!

Abraços a todos e até a próxima!

Compartilhe!

Sobre o Autor -

Quem é o ozin? Publicitário, Pós-Graduado em Mídias Digitais, Editor de Imagens e Vídeos, Geek, Linux User, "Músico", "Técnico de informática" e nas horas vagas Mato Marimbondos... =P

  • Larissa

    Harry Potter ñ é uma cópia e se algum dia passou pela brilhante cabeça de J.K.Rowling se inspirar em star wars, ela está de parabéns pq HP ultrapassou todos os limites e records de star wars e é muito melhor…HP SEMPRE

    • pedro

      Viaja não fera

    • Isaque Lucas

      Deixa de ser ridícula, pelo menos Star Wars não é bixa e cheio de branquela como o filme de viadinho do HP

  • Tom

    Hmm, não.

    A maioria dessas “cópias” são arquétipos clássicos do gênero.

    1 – O HERÓI: sério? o herói É o arquétipo da fantasia (exceto se você estiver escrevendo dark fantasy ai costuma ser o anti-herói). As únicas semelhanças entre o Luke e o Harry é que são órfãos e criados por seus tios. Como a Dorothy Gale do Mágico de Oz publicado antes de Star Wars. E serem os escolhidos, embora no caso do Luke tenha alguma controvérsia, o herói ser predestinado a derrotar o vilão não é, nem de longe algo criado pelo George Lucas.

    2 – AMIGOS LEAIS: também um arquétipo clássico. De cabeça já lembro de Sancho Pança e Donquixote de la Mancha, criados séculos antes do Han Solo e do Luke (e nem são o exemplo mais antigo, apenas o que eu consigo me lembrar de cabeça mesmo).

    3 – O AMIGO CABELUDO: Hmm, os anões de O Hobbit, ou o Gimli de Senhor dos Anéis?

    4 – O VELHO SÁBIO: Gandalf, Merlin, outro arquétipo da fantasia clássica.

    5 – O ANÃO SÁBIO: exceto que o Flitwick NÃO é um anão sábio, sim, ele é inteligente, mas não sábio no sentido que o Yoda é. Yoda vive dando conselhos, muitos deles moralizadores, o Flitwick ajudou o Harry a achar o diadema e aconselhou o Neville a não dropar feitiços. Isso aqui é só querer forçar a barra mesmo.

    6 – são pálidos… sério, Palpatine e Voldemort é uma comparação bem melhor: ambos são psicopatas, ambos mataram suas famílias, ambos ficaram deformados por usar magia negra e usavam um capuz de para esconder o rosto, ambos tinham algo que os impedia de morrer (Voldemort as horcruxes e o Palpatine, seus clones e antes que alguém diga, esse é um arquétipo clássico da literatura também vide Koschei o Imortal, Dorian Gray etc), ao invés disso o autor mostra como manja e diz que o vilão e o anti-herói são pálidos.

    Se tratando do Vader, Snape é uma comparação bem melhor: ambos usam preto, conheceram mulher que amavam quando tinham só nove anos, foram para o lado negro, encontraram rendição no amor q nutriam pela mulher que se apaixonaram (no caso do Vader através do seu filho), e morreram os dois pelos filhos da mulher que amavam. Ainda sim tem muitas diferenças, o Snape era abusado pelo pai e aparentemente ignorado pela mãe, em quanto o Anakin a mãe dele o amava e mesmo a personalidad deles como crianças era diferente e os objetivos deles como adolescentes também e a rendição deles o Vader se rendeu só no finalzinho em quanto o Snape foi mudando o modo de pensar durante anos, até chegar o momento da morte dele. Logo nem aqui da para dizer que foi cópia.

    7 – desnecessário, já respondi mais acima.

    8 – Ohhhhh, a habilidade especial. A única semelhança entre a Força e a magia em HP é que ambas são causadas por alguma condição genética, midi-chlorians e o gene bruxo, o que não quer dizer mto também, já que qualidades sobrenaturais sendo de nascença são um mito antigo já. De todo modo, os midi-chlorians mesmo o Lucas tendo concebido a ideia em 1977, só foram ser introduzidos em 1999 em quanto o gene bruxo da Rowling em 1997, logo não tinha como ela saber e “copiar” mesmo que o George tivesse sido o primeiro a usar o conceito. Fora isso, tanto a Força como a magia em HP são usadas de forma diferente, tem qualidades e limitações diferentes etc.

    A comparação foi tão ridícula que até quiseram colocar o Sidious (creio que seja ele) e o Harry a usar poderes parecidos, que nem iguais são, só parecidos, como se fossem a mesma coisa. Patético.

    9 – A ARMA ESPECIAL: claro, porque varinhas e sabres de luz tem tudo a ver, né? alguém aqui parou para pensar que os BRUXOS de HP usam varinhas porque BRUXOS na vida real – e no folclore – tbem usam varinhas? (antes que um wicca me encha o saco, sim, eu sei que varinhas no paganismo e não só na wicca não servem nem funcionam assim). A mesma coisa para os robes, eles são bruxos, usam robes, chapéus pontudos e voam em vassouras que nem nas histórias de bruxos e bruxas que vossos avós contavam. Não tem nada a ver com Star wars.

    10 – mover sem encostar, porque claro, Star Wars foi o primeiro a usar isso, não é como se levitação não fosse um truque de mágica velho pra caralho e algo usado em muitas histórias antes de Star Wars.

    11 – inimigos mascarados, em HP os DEs usam máscaras para escondem a sua identidade. Mas uma vez que eles tomam conta do Ministério, eles não tem mais motivo para isso e param de usar as suas máscaras. Os Storm Troopers em Star Wars simplesmente usam máscaras para se identificarem (ao invés de não serem identificados) e continuam usando mesmo depois que o Império domina a galáxia. Dois usos diferentes.

    12 – porque obviamente é uma cópia ter personagens negros em uma série, claro claro.

    Agora, sabe porque tem tantas semelhanças? George Lucas ADMITIU que a Jornada do Herói do Joseph Campbell influenciou Star Wars, para não dizer que foi construído sobre essa ideia. Harry Potter também segue isso, ao menos nos primeiros livros, embora os dois últimos meio que diferem da jornada do herói. Porque a Jornada é um arquétipo do gênero, praticamente todas as semelhanças aqui são.

    Outra coisa é que vocês precisam aprender o que é copiar. Se eu escrevesse uma história sobre um menino que descobre que é bruxo e vai a uma escola de magia, em quanto um bruxo do mal tenta o matar, eu não estaria copiando HP, porque isso é uma IDEIA. Ideias não são protegidas por copyright porque usar uma ideia não é considerado cópia. Se a JK tentasse me processar, contanto que minha história fosse diferente, meus personagens fossem diferentes, o meu sistema de magia diferente, que eu não usasse nada que ela tivesse usado/criado primeiro (como o termo muggles para quem é incapaz de usar magia ou aparatar, detalhe que setenta anos depois que ela morrer, qual quer um vai poder usar já que sua obra entraria em domínio público) ela não teria um caso, nem que os sidekicks do herói fossem a sabe tudo e o melhor amigo dele um ruivo desengonçado e o vilão fosse pálido. SE a minha história fosse uma cópia da história dela ou os meus personagens dos personagens dela, ai sim, mas arquétipos como o herói escolhido, a sabe tudo amiga dele e o ruivo desengonçado não são assim como o amigo leal não é, capiche?

    Ainda acho que Star Wars é melhor que HP, mas não vamos falar merda, né amigos.