CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Papo Cabeça – Volume 1

fevereiro 3, 2011 Papo Cabeça No Comments

Se alguém ainda não entendeu, a intenção disso aqui é parecer com um CPD de verdade. Seja na parte informativa, como na diversão/zoação com o usuário e tudo o mais. É como um ambiente de trabalho, onde as coisas giram desde o ajudar o companheiro ao lado até obedecer (ou escrotizar) o chefe mala.

É através desse princípio que inauguramos mais esse “setor”. A ala PAPO CABEÇA. Aqui a coisa vai ser tipo aquela hora da roda do café, onde se discute de fissão nuclear à divina comédia, passando por futebol, sexo, drogas e rock and roll. Ou não.

Mas vamos começar!

Hoje eu vou tentar falar de algo muito comum no ambiente da informática. Uma briga constante e provavelmente eterna.

Windows X Linux

Eu já vi brigas homéricas dignas de Fla x Flu entre gente da área defendendo seu sistema favorito. Eu mesmo, quando era suficientemente jovem pra saber tudo me envolvi em algumas dessas. Hoje, felizmente, minha mente se abriu e eu tenho uma resposta básica mas bem funcional pra quem vem me perguntar qual é melhor ou qual usar.

Essa resposta é DEPENDE! Explicando…

Se você é um sysadmin experiente, ou nem tanto, sabe a gritante diferença entre se trabalhar com o Pinguim ou com o sistema do Uncle Bill. O fator estabilidade, confiabilidade e principalmente o fator PREÇO (de graça é sempre mais barato) dão vitória por nocaute humilhante pros “linuxes”.

Mas vamos ao outro lado da moeda. E usarei um exemplo real e pessoal. Eu sou músico nas minhas (poucas) horas vagas. E procuro aliar as duas áreas. Como? Me utilizando da tecnologia uai! Seja pra escrever minhas partituras, ou tratar/editar gravações e por aí vai. TENTA fazer isso em Linux. Dá, eu sei que dá, mas esse setor ainda tá caminhando a passos de Oompa Loompa. Infelizmente. Vitória da MS, por nocaute técnico.

E vamos então a última contenda! O chamado “usuário doméstico”. Aquele que compra o seu PC pra fazer trabalhos de faculdade, usar um Instant Messsenger e navegar na Internet. Vindows ou Linuxes prele? Aqui crianças, a coisa emperra MASTER.

Como assim Bial? Explicando…

Hoje em dia, distribuições como o Ubuntu, conseguiram chegar a um patamar de concorrer quase (eu disse QUASE) de igual pra igual com o sistema da Janelinha. Eu conheço usuários BEM leigos que se viram muito bem com essa distribuição. Maaaaaaaaaaaaaaas (sempre tem esse mala), ainda é muito mais simples realizar essas tarefas básicas num XP da vida ou similar. Então, infelizmente, vitória da Coorporação, por pontos.

Eu espero que essa pequena tergiversação (valeu Inagaki), sirva pra criar um ponto de diálogo e discussão aqui no nosso CPD, até porque o povo daqui sabe que é lido, mas sente falta de comentários, interação e coisas desse tipo.

Safe trip for nós tudo!

Compartilhe!

Sobre o Autor -