CPD Diário

Nosso dia-a-dia

Wikipedia: adaptada às necessidades de cada país

outubro 19, 2010 #FAIL No Comments

Vejam vocês, caros nerds, mais um motivo pelos quais o Brasil não tem chance frente a outros países: essa onda de adaptações está ficando cada vez mais terrível, como podemos constatar por exemplo, na adaptação brasileira do preço de produtos como iPhones[bb] (cotação em dólares-apple, coisa de 5 a 7 vezes a cotação do dólar), entre outros. Mas o que surpreende é que até mesmo a nossa versão da Wikipedia[bb] é adaptada para o nível de inteligência e capacidade de absorção do brasileiro (sim, eu sei, portugueses também usam a wikipedia-pt, mas como sou politicamente correto não farei piadas relacionando portugueses e falta de inteligência)!

Fazendo uma simples busca sobre um termo aleatório, podemos constatar a dura realidade. Neste caso, busquei por “IBM[bb] aptiva“. Comparando o tamanho do artigo em português com o tamanho do artigo em inglês, percebemos porque boa parte da população é formada por analfabetos funcionais – realmente não há o que interpretar:

wikipedia em "Engrish"

A gloriosa wikipedia brazuca

Vai Brasiu!

Compartilhe!

Sobre o Autor -

  • Daniel Freire Magalhães

    Caro Bramax,

    Você apontou bem a consequência, mas acredito que você errou a causa.

    A Wikipedia é adaptada sim a cultura do país onde ela se encontra, porque o proposito dela é que basta qualquer um que quiser adaptar-la, ir e adaptar ela.

    Você mesmo a abrir uma pagina qualquer pagina clicar “editar” e editar imediatamente a pagina, este acesso é livre e não há algum impedimento forte sobre esta função, o que até mesmo prova certo incômodos como pichações e conteúdos foras de contexto, mas nada que própria dinâmica interna da Wikipedia não resolva.

    Não existe um controle institucional sobre os conteúdos ou mesmo o formato dos conteúdos na Wikipédia, por exemplo ninguém vai instantaneamente aplicar as novas regras ortográficas na virada do ano (a saber 2011/2012)… O que existe são moderadores que hora ou outra concerta uma pagina aqui ou ali, sendo eles meros usuários cadastrados na Wikipedia.

    Mas Voltando ao assunto. Sim você acertou que a consequência de artigos ridículos na Wikipedia é uma adaptação a nossa cultura.

    A nossa querida e amada Cultura Leecher, nossa Cultura Sanguessuga, que usufrui tudo que esta disponível ao alcance e não compartilha, divide ou mesmo empresta nada a ninguém… principalmente informação e conhecimento. Uma cultura feita de pequenos atos egoístas que existe em todos os seres humanos mas que, infelizmente, é institucionalizada aqui no Brasil…

    Sim, somos uns melhores e mais descentes entre povos do mundo, mais este é o nosso defeito persa, não gostamos de compartilhar nada sem ganhar algo em troca, não damos ponto sem nó…

    Quando você acessa a pt.wikipedia e encontra uma bosta de artigo nela ou mesmo não encontra artigo, você simplesmente vai para a en.wikipedia ou qualquer outra wikipedia estrangeira e lê luadas e luadas do assunto de interesse, mas você não volta para a pt.wikipedia e transfere as informações adquiridas para ela e se bobear nem ao menos apaga as cagadas em forma de texto no artigo se você perceber o que está de incrivelmente errado. Essa sim é a causa de “vai brasiu” com louvor.

    Desculpe a intromissão, mas é culpa da net 2.0…

    Até mais
    Daniel